EXAME OFTALMOLÓGICO – Cuide da saúde dos seus olhos, procure um oftamologista!

O oftalmologista é o médico que realiza diversos testes de visão e analisa os olhos para se certificar de que não haja problemas na retina ou na córnea. Em caso de deficiência visual, ele prescreve lentes corretivas e fornece as explicações necessárias.

A IMPORTÂNCIA DO EXAME OFTALMOLÓGICO
O exame oftalmológico é uma avaliação dos olhos, pálpebras e vias lacrimais que tem particular importância em determinadas etapas da vida. Nos bebês deve-se verificar o clarão pupilar para identificar precocemente algum problema de visão. Já as crianças precisam fazer exames oftalmológicos com regularidade para detectar eventuais deficiências, que podem prejudicar o aprendizado escolar.

Outra etapa em que o exame se torna inevitável ocorre em torno dos 40 anos de idade. Com a passagem do tempo, percebemos falhas na visão para perto e os textos com letras pequenas ficam difíceis de serem lidos. São os sintomas da vista cansada (ou presbiopia), que pode ser corrigida com as modernas Lentes Gradual HD, que oferecem características adequadas a cada situação, contribuindo para o aumento do conforto visual.

Exame Oftalmológico
O exame oftalmológico de rotina deve abranger diversos itens. Em primeiro lugar, uma avaliação externa para verificação da normalidade das pálpebras e do segmento anterior do olho. Depois, o teste da refração – optometria – que dará o grau do paciente, permitindo verificar a gravidade da deficiência. Já o exame do fundo de olho serve para uma análise sumária da retina e do nervo óptico, encontrando alterações relacionadas com outras doenças, tais como diabetes, hipertensão artesanal.

Outro item imprescindível no exame oftalmológico é a tonometria (medida da pressão ocular). Hoje está provado que o maior fator de risco
no desenvolvimento de glaucoma é a pressão ocular elevada,
principalmente em pacientes que tenham antecedentes familiares
da doença.

O glaucoma atinge cerca de 2% da população,e por não ter manifestações aparentes, pode levar á cegueira, caso não seja tratada.

O exame oftalmolófico, por suas ligações com a clínica médica, a neurologia e outras especialidades, é um elemento importante para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças.

Deixe uma resposta

Fechar Menu